segunda-feira, 14 de abril de 2014

TARIFA ZERO = DIREITO À CIDADE


Enquanto as cidades crescem cada vez mais, o direito de locomoção (ir e vir) das pessoas está cada vez mais limitado, pois para se ter acesso aos níveis básicos de sobrevivência, como trabalho, educação, saúde, lazer e cultura, exige uma mobilidade longa, dispendiosa e cansativa, nos obrigando a fazer, ou o uso do carro, que implica em poluição, acidentes inevitáveis, engarrafamentos constantes, geração de doenças físicas e psicológicas (devido ao sedentarismo), violência no trânsito e mortes, muitas mortes. Ou então o uso do transporte coletivo, que implica em passagens caras, paradas precárias e inseguras, ônibus lotados e demorados, assédio contra mulheres, além de assaltos e roubos dentro dos ônibus.

Então, o nosso direito de locomoção nos é negado, pois o sistema de transportes coletivos, com sua forma mercadológica atual, é muito caro e falho. Com isso, fica impedido o nosso pleno direito de ir e vir, além de restringir outros direitos básicos, como a educação e a saúde, que dependem diretamente da utilização do transporte coletivo.

A população de baixa renda é quem mais sofre com essa situação, pois além dos salários baixos, do desemprego, do sucateamento dos serviços públicos, ainda somos obrigados a pagar um transporte caro e falho. 

É nesse sentido que devemos repensar o nosso estilo de vida, a forma como pensamos, como nos relacionamos e como nos organizamos, pois a nossa economia desequilibrada e destrutiva, e o consequente uso massivo do automóvel, causa um grande e negativo impacto social e ambiental. 

Nós, enquanto sociedade humana, deveríamos e devemos ter a responsabilidade sobre tudo o que afeta diretamente às  nossas vidas, como trabalho, transporte, saúde, lazer, política, etc. E nunca deixar essa responsabilidade em mãos alheias. 

Então, desejamos e lutamos por um transporte fora da iniciativa privada, rechaçando sua forma mercadológica, abrindo caminho para um transporte verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, de acesso à todas as pessoas, sem exclusão social. 

Portanto, estamos reivindicando e lutando pela TARIFA ZERO (Passe Livre Universal) como objetivo maior, colocando todo o transporte coletivo urbano nas mãos da população, através da Gestão Direta pelos trabalhadores e usuários, exigindo e lutando sempre por um transporte cada vez mais livre e sustentável. 

O direito à Tarifa Zero é a garantia de um transporte público, gratuito e de qualidade, pois não podemos permitir que os interesses empresariais/capitalistas fiquem acima dos interesses populares/sociais. 

Também praticamos e incentivamos o uso da BICICLETA como meio de transporte básico, pelo seu nulo impacto social e ambiental (menos trânsito, menos acidentes, menos poluição, menos sedentarismo), e a construção de ciclovias para uso seguro e efetivo das bicicletas. 


POR UMA VIDA SEM CATRACAS!!! TARIFA ZERO JÁ!!!
Movimento Passe Livre – Núcleo ZN
Contatos: mplnatal@riseup.net Facebook: MovimentoPasselivreNatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...